quarta-feira, 15 de setembro de 2010

último dia de férias

O primeiro prato salgado do blog!
Um bacalhau com natas, à minha moda, para o meu amigo Edgar (mais conhecido por Xuxu).
Mas, para além do bacalhau com natas, ainda fiz o meu bolinho de chocolate, que ainda não tem nome, mas também o partilhei com a Irina (sempre presente quando faço alguma receitinha) e com os meus pais também.
Ontem foi o meu último dia de férias. Já regressei a Lisboa para mais um ano de trabalho intensivo, e com poucos momentos para respirar e descansar. Mas estou na expectativa que vai ser muito melhor que o ano passado e vou ter boas surpresas.
Estas férias foram muito boas, e talvez por isso, tenham passado tão depressa. Mas posso dizer com certeza que aproveitei o que pude e diverti-me imenso! Conheci pessoas novas, aprofundei conhecimentos com pessoas que já conhecia um pouco e estive com os amigos de sempre. Não sai de Portugal, mas onde estive gostei e vivi bons momentos que, de certeza vou guardar durante bastante tempo.
Agora é assentar os pézinhos e a cabeça na terra e começar o trabalho árduo que me vai acompanhar durante este ano lectivo, mas sempre com um espacinho para ir fazendo umas receitas novas e inventar outras. Mas também espero poder divertir-me sempre que puder e conhecer pessoas novas.

Hoje recomendo um filme muito interessante, de nome Cadillac Records. Para quem gosta de música e boas vozes, e gosta de saber de onde vêm alguns dos nossos estilos musicais, recomendo vivamente porque vão gostar.
Um livro, que já falei aqui mas tenho de voltar a falar, porque cada vez mais me identifico com ele, e lá no fundo, acho que todos nós porque quantas vezes não pensamos que se passa algo conosco porque não conseguimos ter um relacionamento fixo, não conseguimos esquecer aquela pessoa, e coisas deste género. Não conseguimos controlar as nossas emoções e não conseguimos esquecer o passado, porque pensamos que é impossível, e que devemos ter feito alguma coisa para as situações não terem dado certo.
No livro comer, orar, amar, fala-se disto mesmo e da dificuldade em que nós temos em esquecer as coisas. Mas também fala de como podemos ocupar a cabeça, ou melhor, como podemos esvaziar a nossa cabeça com esses pensamentos, e preenchê-la com algo mais interessante e útil para nós. Como temos de deixar de viver o passado, como se algo fosse mudar, mas em vez disso, aprender com ele, e tentar fazer mais coisas e melhores, para nos sentirmos mais preenchidos e felizes.
Foi um pouco isto que me aconteceu este ano, pensava demais em coisas que não valiam a pena porque não iriam ter qualquer solução, nem da minha parte, nem de qualquer outra. Tentava sempre perceber o porquê de acontecerem e se a culpa seria minha ou não. Mas sem dar por isso, ocupei a cabeça com os amigos, com o convívio, e principalmente, com a culinária. Descobri um dom que não sabia que o tinha e, ao mesmo tempo, fui preenchendo a minha cabeça com ele, querendo sempre saber mais e experimentando receitas novas ou mas antigas.
Agora que leio este livro, tudo o que lá está escrito faz sentido para mim, e acredito que faça sentido para muitos, porque pensamos tanto no passado que queremos mudar, que nos esquecemos que interessa é o presente e o futuro, e são esses os únicos tempos que ainda podemos mudar alguma coisa.
Comecei uma nova etapa da minha vida, e aprendi muito com o que vivi. Mas é apenas isso que vou recordar das minhas experiências. Interessa o que reti delas e o que vou fazer com esses conhecimentos nos meus actos presentes e futuros. E com isto sou uma pessoa mais leve e feliz.

Catarina






Bacalhau com natas

ingredientes
2 postas de bacalhau
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
6 batatas médias cortadas em cubos
azeite q.b.
sal q.b.
1 pacote de molho bechamel (ou pode-se fazer na hora, misturando 2 colheres de manteiga com 200ml de leite num tacho)
1 pacote de natas
2 cenouras raladas
Queijo ralado q.b.

Pré- aquecer o forno a 200ºC
Fritam-se as batatas aos cubos e, escorrem-se num papel absorvente.
Coze-se o bacalhau, escorre-se, retiram-se as espinhas e lasca-se.
Numa frigideia funda, coloca-se o azeite, o alho e a cebola picados e refoga-se até ficarem alourados.
Junta-se o bacalhau e a cenoura e vai-se mexendo, para não colar e até ganhar cor.
Faz-se o molho bechamel, derretendo-se 2 colheres de manteiga, e depois, adicionando o leite e mexendo até engrossar. Junta-se o bechamel às natas, mexe-se e, de seguida, junta-se ao bacalhau, assim como as batatas. Envolve-se tudo muito bem, coloca-se num pirex e polvilha-se com bastante queijo por cima. Leva-se ao forno durante 20 minutos, ou até o queijo estar bem derretido e lourinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário