quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

almoço vegetariano

"Ah até está bom!" foram as primeiras palavras da Guida, quando provou a quiche que fiz hoje para o almoço.
Entre trabalhar para a tese e melhorar os trabalhos da faculdade, não sobra tempo para poder cozinhar, ou melhor, só apetece é comer qualquer coisa rápida ou então ter alguém que gentilmente possa cozinhar para nós, assim perdemos menos tempo.
Mas, na minha opinião, perder uma hora a cozinhar é um bom exercício para mudarmos de ambiente e nos distraírmos. Além de que é gratificante poder transformar simples alimentos que sem muita graça quando estão armazenados, em refeições saborosas, simples e caseiras. Muitas vezes estes sabores são o conforto e a força que precisamos para voltar a enfrentar o trabalho que ainda nos espera.
Hoje ao almoço decici então fazer uma quiche vegetariana. Já andava à bastante tempo para a fazer, mas queria que fosse algo mesmo mesmo saudável e que fosse livre de refogados, salteados e massas, visto que não estou autorizada a comer nada disso.
Fiz então uma coisa muito simples e à minha maneira, mas que no final teve um bom resultado, tanto em aspecto como em sabor e transmito-vos esta receita maluca para fazerem como eu, caso também só possam comer cozidos e grelhados. Não que isso seja mau, e confesso que não é, mas às vezes as possibilidades esgotam-se e quem está na cozinha gosta sempre de poder inovar em qualquer coisa.

Para descansar também do trabalho, nada com uma boa leitura. E hoje recomendo um livro que comecei a ler no domingo, O Anjo Branco, de José Rodrigues dos Santos. Acho que vale mesmo a pena ler, porque este senhor escreve muito bem, e todas as histórias que ele conta chegam mesmo ao coração e transmitem muitas emoções. Quando começo a ler, é como se estivesse a viver aqueles momentos, e só apetece parar de ler quando já não houver mais páginas.
Para os ouvidos, recomendo hoje 30 seconds to mars e a música Hurricane com a participação de Kanye West. É profunda e também chega ao coração.


Bom trabalho para quem está a trabalhar e bom descanso para quem o pode aproveitar agora

Catarina



Quiche Vegetariana sem massa

ingredientes
1 cenoura média
1/2 chávena de soja granulada
1 chávena de cogumelos biológicos descascados e laminados
1 chávena de cabeças de bróculo
1/2 chávena de alho francês às rodelas
2 ovos
1 chávena de tomate congelado aos cubos
1/3 chávena de cebola picada
1 colher de café de alho em pó
sal a gosto
azeite a gosto
oregãos a gosto


preparação

Pré aquecer o forno a 200ºC. Forra-se um pirex com papel vegetal e reserva-se
Num tacho com um pouco de sal e a água a ferver, coloca-se o tomate, a cebola e o alho em pó e deixa-se cozer.
Num outro tacho à parte com sal e água a ferver, coloca-se a soja granulada, os cogumelos, o alho francês e os bróculos e deixa-se cozer.
Descasca-se uma cenoura e corta-se em cubos para uma taça. Adicionam-se depois os ovos e bate-se tudo muito bem. Depois de bem batidos, adiciona-se um pouco de azeite e, com a varinha mágica, passam-se os ovos com a cenoura até ficar uma mistura homogénea.
Depois do tomate estar cozido, escorre-se a água quase toda e passa-se com a varinha mágica até ficar uma mistura homogénea.
Escorre-se a soja com os legumes e adiciona-se a mistura do tomate e mexe-se bem.
Por fim juntam-se os legumes à mistura dos ovos com a cenoura, mexe-se muito bem e coloca-se na forma com o papel vegetal. Polvilha-se com oregãos por cima e leva-se ao forno por 20 minutos, ou até virem que a quiche está sólida, mas sem ser de mais.

2 comentários:

  1. Esta com um aspecto delicioso... Gostei bastante da receita : ) Obrigada pela dica do livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. muito obrigada pelo comentário:)
    É um bom livro mesmo, assim como todos os que ele escreve. Vale a pena lê-los a todos porque é como uma viagem por muitos tempos, locais e experiências:)
    beijinhos***

    ResponderEliminar