domingo, 27 de fevereiro de 2011

maluqueiras e surpresas

Como digo sempre, as minhas receitas têm sempre de ter uma história por trás, seja ela espectacular ou banal.
A história deste bolo é que foi feito com uma certa pressa e deixado no forno ao cuidado da mãe para que eu pudesse ir buscar os meus convidados para jantar.
E são as tais maluqueiras e surpresas. Estava uma noite mal alinhavada e planeada, mas que acabou por ser muito boa, e fomos todos surpreendidos pela maluqueira da própria noite em si e das pessoas também.
Hoje é um post um pouco vago, porque não vou mencionar pessoas, mas elas sabem quem são.
Obrigada pela noite e são sempre bem vindos.
Fica aqui então o resultado final da sobremesa para esta noite, que eu não resisti e tive de provar. Prometo que no próximo mês não como mais nenhum doce!

Hoje recomendo o livro Longe do meu coração de Júlio de Magalhães. Lê-se bastante rápido mas é muito apetitoso. Apetece ler tudo no mesmo dia e sabe a pouco quando se chega ao fim, mas é óptimo!



Flourless Chocolate Cake (receita retirada do site BBC Good Food que eu gosto bastante e espreito sempre para ver as novidades)

300gr de chocolate (70%) cortado em pedaços
225gr de açúcar branco

175ml de água a ferver

225gr de manteiga cortada em pedaços

6 ovos separados
1 colher de chá de café em pó

2 colheres de chá de extracto de baunilha


Pré-aquecer o forno a 180ºC
Unta-se e enfarinha-se uma forma redonda, ou forra-se com papel vegetal próprio de cozinha. Na picadora, junta-se o chocolate e o açúcar e triturar até o chocolate ficar em pedaços mais pequenos. Depois coloca-se numa taça, e acrescenta-se a água fervida, a manteiga, as gemas, o café em pó e a baunilha e bater tudo muito bem até ficar bem combinado. Noutra taça, batem-se as claras em castelo e depois adicionam-se ao preparado anterior e volta-se a mexer tudo muito bem. Por fim verte-se para a forma e leva-se ao forno durante 45 a 55 minutos.



2 comentários:

  1. hmmm ficou com um belo aspecto.
    gostei... ás vezes as coisas menos alinhavadas sao as que saem melhor.
    beijocas

    ResponderEliminar
  2. obrigada:)
    é verdade, e uma prova disso foi a noite de ontem:)
    beijinhos**

    ResponderEliminar