quinta-feira, 2 de setembro de 2010

aniversário

Mais umas fotos antigas de doces que fiz para o meu aniversário, e da minha tentativa de criar um bolo de aniversário original, que acabou por ficar bonito e comestível, mas que da próxima vai ter de ser melhorado.
Este meu gosto pela culinária e pela divulgação dos meus cozinhados neste blog, foi devido a um livro que eu li chamado de "Julie and Julia", escrito pela Julie Powell, e em que ela durante um ano se compromete a si mesma fazer todas as receitas do livro Mastering the Art of French Cooking. Ao longo do livro, ela vai-nos contando as suas peripécias enquanto cozinheira e também na sua vida social e amorosa.
Para quem gosta de culinária e de passar um bom bocado a rir, acho que devem comprar o livro, Vão querer devorá-lo num instantinho!
O filme também está muito bom e divertido, mas vale sempre mais a pena ler o livro em primeiro lugar.

Voltando ao meu aniversário, este ano quis que todos os meus doces e bolos fossem feitos por mim, e a minha mãe deu uma ajudinha também.
A festa aqui em casa costuma ser "aquela" festa, em que eu junto todos os meus amigos para celebrar os meus anos e para podermos estar todos juntos e em convívio. E, como em tudo, há sempre anos em que corre melhor e outros pior...mas no final, acabamos sempre por ficar aqui até altas horas da noite a fazer qualquer coisa.
E, para quem já é convidado habitual, há sempre as competições de acrobacias para dentro da piscina, algo digno de ser visto!

Quero agradecer a todas as pessoas que têm visitado o meu blog e me têm deixado críticas muito positivas. Espero que o venham visitar mais vezes e tragam companhia também:

Hoje, além de ter recomendado um livro e um filme, recomendo mais outro e uma música.

O filme é o Salt, com a Angelina Jolie. Está muito bom e promete sequela.
A música deste momento é Distractions de Sia, um som calminho para ouvir à noite no relax.


Catarina








Tigelada
(receita retirada do livro Cozinha Regional Portuguesa- Beira Litoral, da revista Activa)

ingredientes
8 ovos
360gr de farinha de trigo
350gr de açúcar branco
7dl de leite
limão
1 colher de chá de canela moída (opcional)

Pré- aquecer o forno a 180ºC e coloca-se lá dentro uma taça de barro.
Numa taça, batem-se os ovos com o açúcar. Depois, junta-se a farinha e, gradualmente, acrescenta-se o leite e mistura-se muito bem.
Deita-se o preparado para dentro na taça de barro e leva-se a cozer durante 30 minutos ou até o doce ficar firme e levemente tostado.




Doce de 3 camadas
(receita adaptada do livro 30 receitas em 3o minutos- doces de chocolate, da revista Activa)

ingredientes
1 lata de leite condensado
4 ovos separados
a mesma medida do leite condensado de leite comum
4 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de natas geladas
1 pacote de bolacha maria

Bate-se muito bem o leite condensado com as gemas. Junta-se, aos poucos, o leite comum, leva-se ao lume e deixa-se cozinhar até ficar espesso.
Batem-se as claras em castelo e, gradualmente, junta-se o açúcar. Continua-se a bater até se obter uma massa de suspiro. Juntam-se as natas batidas.
Numa taça, fazem-se camadas com bolacha maria e leite condensado, sendo a última camada a do suspiro de nata.
Guarda-se no frigorífico até servir e polvilha-se com bolacha maria triturada.





Bolo de Bolacha
(receita retirada do blog momentos da cris e a quem eu agradeço muito, porque finalmente consegui fazer um bolo de bolacha que ficasse lindo e saboroso)


ingredientes
1 ovo
1 gema
120gr de açúcar
250gr de manteiga
2,5dl de café bem forte
bolacha maria tipo torrada (redonda ou rectangular)

Faze-se o café e deixa-se arrefecer.
Para fazer o creme, bate-se o ovo, a gema com 80gr de açúcar, até se obter uma mistura cremosa e leve. Reserva-se
Noutra taça bate-se em creme a manteiga à temperatura ambiente, até ficar em creme e junta-se 40gr de açúcar. Bate-se até ficar um creme homogéneo.
Junta-se aos poucos a mistura dos ovos ao preparado anterior e bate-se suavemente até envolver e o creme ficar liso.
Molhar as bolachas em café e dispor a gosto, pondo sempre por cima uma camada de creme.
A última camada deve ser de creme. Polvilha-se com bolacha picada por cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário