domingo, 5 de setembro de 2010

café e chocolate


Uma saborosa combinação: café e chocolate.
Mais um bolinho para mais uma ocasião, desta vez é o jantar em casa da Tatiana, e como ontem estive em falta com uma sobremesa em casa da Diana, então hoje é para as duas.
Este fim de semana foi de passei com os meus pais e com o meu irmão. No sábado fomos a Aveiro e à praia da Costa Nova.
Apesar de já conhecermos a cidade de Aveiro bastante bem, assim como os seus belíssimos ovos moles e outros doces regionais, fomos na mesma para mudar de ares e de vistas. Almoçámos antes na praia da Costa Nova, onde eu nunca tinha ido, mas que gostei pela calma e pelas vistas. E claro, pelas famosas tripas doces do Zé da Tripa, que já tinha ouvido falar, mas que infelizmente não comi porque a barraquinha estava fechada. Fica aqui registado uma segunda visita àquela praia para a prova dessas tripas.
No domingo fomos almoçar à Nazaré, e depois de fazer o belo passeio da praxe pelo Sítio e pela avenida principal, mas só mesmo de carro, porque não conseguimos estacionar em lado nenhum, tal não era a afluência de gente, seguimos em direcção às Caldas da Rainha, e depois de volta para casa. Indo pela estrada nacional vêm-se paisagens lindíssimas e inspira-se paz. Digno de um domingo de descanso.
À chegada a casa recebo um convite para jantar em casa da Tatiana, e fez-se logo luzinha na minha cabeça para ir fazer mais uma experiência na cozinha, e estrear uma das revistas de culinária que comprei ontem.
Escolhi então o bolo de chocolate e café por ser simples, mas saboroso.
Voltando aos livros de leitura para se ir lendo antes de ir dormir, recomendo o Comer, Orar, Amar de Elizabeth Gilbert, que, apesar de estar só no começo, estou a gostar bastante.
Aconselho a lerem o livro antes de verem o filme (em que a protagonista é a Julia Roberts que eu adoro muito) a lerem primeiro o livro porque vão ficar com outra perspectiva completamente diferente, e na minha opinião muito melhor, porque os filmes omitem sempre muita coisa. E ler um livro é sinceramente mais saboroso, para imaginar todas as cenas e entrar nelas de uma maneira mais mágica, e certamente neste livro, mais divertida.
A minha música para hoje, que começou a tocar enquanto estava a escrever este post, é My Love de Sia, e faz parte da banda sonora do filme Eclipe.

Um resto de um bom domingo.

Catarina

Bolo de café e chocolate
(receita adaptada da revista Teleculinária Gold- Chocolate (30º aniversário))

ingredientes:
2 ovos
150gr de açúcar
10 colheres de sopa de café forte
120gr de farinha
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de fermento
1 colher de café de essência de baunilha
margarina para untar
farinha para polvilhar


Liga-se o forno a 180º. Barra-se uma forma com margarina e polvilha-se com farinha.
Separam-se as gemas das claras e batem-se estas últimas em castelo.
Juntam-se as gemas com o açúcar, o café e a baunilha e bate-se até ficar uma mistura fofa.
À parte, junta-se a farinha com o cacau e o fermento e mexe-se.
Junta-se metade das claras e metade da mistura da farinha ao preparado das gemas e mexe-se delicadamente. De seguida juntam-se as restantes metades e mexe-se bem.
Deita-se o preparado na forma e leva-se ao forno durante 20 minutos.
Pode-se cobrir com chantilly polvilhado de cacau, se quiser.

Sem comentários:

Enviar um comentário