quarta-feira, 8 de setembro de 2010

muffins para as amigas princesas

Mais uma receitinha que eu fiz antes de ter o blog e decidi postá-la, porque é um daqueles bolos que eu adoro muito, e porque foram feitos para mais uma ocasião especial.
Hoje em dia não nos podemos dar ao luxo de chamar todos de amigos, devido às várias conotações que hoje isso pode ter. Podemos ter 1000 amigos no facebook, e outros 1000 em outras redes sociais e blogs que tenhamos, mas de certeza absoluta, que só podemos chamar mesmo amigos a uma ínfima parte deles. Se calhar, daqueles 1000 "amigos", só 5 são verdadeiros amigos, aqueles que estão connosco quando precisamos, que nos aturam quando somos somos chatos, que nos confortam quando estamos em baixo, que se riem de nós e connosco nos bons momentos, que nos dão uma chapada se for preciso para chamar à razão, que são os primeiros a dizer que estamos a fazer bem a errar. São esses que fazem verdadeiramente parte da nossa vida, e que sem eles ficamos com um vazio no coração, não nos sentimos completos. E são esses que merecem toda a nossa retribuição, confiança e amor. São eles que merecem os nossos cozinhados, perfeitos ou torrados em algum lado.
E foi para alguns desses amigos do coração que eu fiz estes muffins de cenoura. Foi uma ocasião normalíssima para nos juntarmos à volta de uma mesa a comer e a conversar, até as conversas já não fazerem sentido, ou até já não conseguirmos fazer mais nada senão rir. um jantar em Cascais que terminou com uma saída no Bairro Alto, esse eterno lugar de convívio e de mistura de culturas, estilos e ideias.
Tenho de confessar que quando fiz estes muffins,( e foi a primeira vez desde que os primeiros ficaram completamente não comestíveis), estava com medo que não saíssem bem porque ia fazer umas modificações na receita, e depois não teria tempo para fazer mais nada. Mas assim que eles sairam do forno e eu os tirei da forma e coloquei num prato, até me emocionei, não só por terem saído tão bonitos (e saborosos, porque eu provei o mais mal jeitoso que lá estava), mas porque cheiravam bem, e dava a sensação que tinham acabado de ter sido feitos nalguma pastelaria inglesa e trazidos directamente para minha casa.
Foi uma sensação diferente, mas tenho notado ultimamente que, sempre que as receitas me correm bem, eu fico com vontade de chorar de alegria.
Conclusão, levei-os para Cascais e foram todos comidos em conjunto com uma bolinha de gelado de baunilha (fica aqui a dica porque sabe mesmo bem muffins de cenoura com gelado de baunilha) e muito elogiados.
Só tenho de agradecer à Diana, à Ana, à Ângela e à Irina pelo belíssimo fim de semana passado, e que venham mais daqui para a frente.
Por estas amigas até os bolos saem melhor confeccionados e mais saborosos:D

Esta vai ser a minha última semana de férias.
Não a vou aproveitar bem porque já aproveitei muito bem os meses anteriores. Apenas vou-me deixar estar a relaxar e apreciar o silêncio e a paz e a minha família, porque quando voltar para a faculdade, já não vou ver isso em grandes quantidades. Espero ter algum tempo disponível para fazer uns docinhos ( e salgados também) para poder acrescentar aqui, nem que seja só para desanuviar quando o trabalho me estiver a matar de todo.

Deixo aqui um filme, que vimos nesse fim de semana e que gostámos muito, não só por ter o George Clooney ( este senhor tem qualquer coisa, tanto como pessoa como actor), mas também pela história em si que é bonita. Chama-se "Nas nuvens".

A minha música de hoje é Love is blind da Alicia Keys. Uma música lindíssima desta senhora que irradia poder.

Catarina






Muffins de Cenoura
(adptada da receita Carrot Muffins, do blog Joy of Baking)

ingredientes:
30gr de amêndoa triturada
200gr de cenoura
50gr de abóbora
260gr de farinha
250gr de açúcar amarelo
3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1 e 1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
3 ovos
180ml de óleo
1 colher de chá de baunilha


Pré-aquecer o forno a 180ªC.
Cozem-se as cenouras e a abóbora, escorrem-se e desfazem-se em puré. Reservam-se.
Numa taça, mistura-se a farinha, o açúcar, o bicabornato de sódio, o fermento, o sal e as amêndoas e incorpora-se tudo.
Reserva-se.
Noutra taça misturam-se os ovos, o óleo e a baunilha e incorpora-se tudo.
Acrescentam-se o preparado da farinha ao dos ovos e mexe-se muito bem.
Junta-se a cenoura e a abóbora ao preparado anterior e liga-se tudo muito bem.
Distribui-se a massa por formas de papel, e leva-se ao forno por 30 minutos, ou até ao palito sair limpo.

3 comentários:

  1. o resto das férias é só sossego não, que sábado tens forrobodó :) e muffins de noz? tou à espera :P

    ResponderEliminar
  2. O nome do filme é "Nas Nuvens" (esqueceste-te de colocar" e realmente foi nas nuvens que vimos aquele filme, não só pelo sucedido depois do jantar como pelo George Clooney hehe
    Ai que hombre!!

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que viste irina,obrigada. Já ascrescentei, senão quem viesse ler não sabia mesmo como é que tinhamos ficado nas nuvens ahahah:PP aii akele senhor meu deusss:DDD***

    ResponderEliminar