sábado, 11 de setembro de 2010

soul full of chocolate and love

Bolo e post fresquinhos!
Cheguei mesmo agora de um jantar/saída para comemorar os anos da minha amiga Ana Isabel, mais conhecida por Soul e, como não podia deixar de ser, fiz um bolinho para festejar o aniversário. Tenho a dizer que foi um desafio, porque queria fazer algo diferente, mas como ainda não tenho muita prática, estava com medo de estar a por a carroça à frente dos bois e depois sair tudo mal. Mas felizmente consegui levar a minha ideia para a frente, e a minha experiência com este bolo saiu muito bem. Só ouvi elogios positivos esta noite!:D
Foi uma noite excelente! Jantar de amigos e depois uma ida até ao Kasbah ( o bar da Neide). Um bom início da despedida das férias. Acaba amanhã com o jantar de anos da Kellynha, e depois já posso dizer adeus à boa vida e começar a trabalhar a fundo outra vez.
Hoje percebi que, foi graças à Irina que comecei a querer fazer bolos para as ocasiões especiais, especialmente encontros com os amigos, mas também percebi que, graças a este novo gosto, viajei para outro mundo, entusiasmei-me com outras coisas e conheci outras ideias, que estou a adorar cada vez mais. Mas também foi um grande escape na minha vida, ajudou-me a ultrapassar várias coisas e a pensar para além da tristeza. Porque fazer um bolo é como fazer outra coisa qualquer, se não se está com disposição ou num estado de tristeza, o resultado não vai sair bem de certeza. E o facto de querer conhecer mais esta arte, e de querer fazer sempre mais, fez-me andar para a frente, e deixar para trás ideias e situações que já não iam trazer qualquer alegria, muito antes pelo contrário. E também é uma maneira de ter mais contactos com outras pessoas que apreciam o que eu faço ou que também tenham dotes para a culinária e dá para trocar ideias e experiências.
Agora no caminho para a casa vinha a pensar, que quero dar um nome a este bolo que fiz, pois é a junção de 3 características importantes de 3 bolos já existentes, mas ao mesmo tempo, é original e uma criação minha, e por isso, acho que merece um nome diferente sem ser bolo de chocolate ou qualquer coisa do género. Por isso esta noite vou meditar num nome para este bolo, mas se alguém que passar por aqui tiver uma ideia que me diga para eu poder avaliar e depois baptizar o bolo, caso seja um bom nome.

Por agora vou-lhe chamar o meu bolo de chocolate e vou deixar aqui a receitinha.
Mais uma vez, obrigada a todos por terem gostado do bolo e pela belíssima noite que eu passei.

Hoje não vou dizer uma música apenas uma banda: Muse. Porque enquanto fazia o bolo estava a ouvir o top 10 das músicas dos Muse na mtv e como é uma banda que gosto muito quero partilhá-la com vocês.


Catarina





O meu bolo de chocolate

ingredientes:

Base
450gr de filipinos ou bolachas de chocolate
100gr de manteiga sem sal amolecida
150gr de chocolate (70%) picado
4 colheres de sopa de chocolate em pó

Bolo
200gr de chocolate (70%) picado
250ml de água
250gr de manteiga sem sal amolecida
400gr de açúcar amarelo
6 ovos inteiros
300gr de farinha
100gr de chocolate em pó
1 colher de café de baunilha

Cobertura (pudim de chocolate)
½ litro de leite
200g de açúcar
70g de maisena
25g de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga
25g de chocolate (com 70% de cacau)
1 pitadinha de essência de baunilha
amêndoa caramelizada e picada para colocar por cima (vende-se no intermarché)


Base
Sobre uma base rija, coloca-se uma folha de papel vegetal com o tamanho e forma do bolo.
Picam-se as bolachas e junta-se com a manteiga derretida, com o chocolate em pó e o chocolate picado e envolve-se muito bem.
Coloca-se a mistura por cima da folha de papel vegetal e alisa-se até ficar a cobrir toda a área que vai conter o bolo e leva-se ao congelado até o bolo estar pronto.

Bolo
Pré-aquecer o bolo a 160º.
Derrete-se o chocolate com a água e mexe-se sempre para não colar. Quando estiver derretido retira-se do fogo e reserva-se até arrefecer.
À parte, com a batedeira, bate-se a manteiga amolecida com o açúcar até ficar um creme claro e cremoso. Adicionam-se os ovos, um a um, e bate-se sempre depois de cada adição. Acrescenta-se a farinha, o cacau, o chocolate derretido e a baunilha e mexe-se muito bem até estar tudo bem incorporado.
Verte-se a massa para uma forma previamente untada com manteiga e leva-se ao forno até ficar cozido mas não deixar cozer demais. (Eu apenas precisei de 2o minutos, mas depende do tipo de forma que é e do tempo que se quer deixar cozer.)
Desenforma-se o bolo, coloca-se por cima da base de bolacha e leva-se ao frigorífico

Cobertura
Num tacho, levar a lume baixo o leite e metade do açúcar até ferver. Depois, retira-se do lume e, com uma vara de arames, mistura-se a maisena, o chocolate em pó e o café, mas sem deixar criar grumos. Volta-se a colocar em lume baixo até engrossar. Retira-se novamente do lume, e adiciona-se o chocolate picado, a manteiga derretida e a baunilha e mexe-se bem até derreter e ficar grosso mas aveludado. Retira-se do lume, coloca-se num recipiente e leva-se ao frigorífico, com uma película transparente por cima, até arrefecer.
Quando estiver frio, espalha-se sobre o bolo, polvilha-se com a amêndoa caramelizada e picada e serve-se de imediato.

Estas quantidades são para uma forma rectangular grande para dar para bastantes pessoas, mas pode ser feito noutra forma qualquer, desde que tenha capacidade para esta quantidade de massa.

4 comentários:

  1. O meu nome está em quase todos os posts, foi comigo que perdeste essa virgindade dos bolos... Vão achar que sou uma gorda que só está bem a lambuzar esses teus bolos :| mas que rica amiga que tenho :D
    Fico à espera do próximo... Hehe *

    ResponderEliminar
  2. LOOOOOLLLL opah mas dps fico mal vista pk tou a contribuir para a tua má alimentação e para ficares mais redonda! da próxima faço com ingredientes menos calóricos para não sofreres tanto.
    Opah tens estado sp presente quando faço algum bolo, e eu tb só faço pra kem merece!!:D e já sabes k vais ser a minha provadora oficial por isso tens de ir treinando ahahah:PP
    já estou a pensar no próximo!!:D****

    ResponderEliminar
  3. Eu curto bué este blog, é o chamado doce intelectual !! Ainda tenho aqui 2 ou 3 fatias e enchi mesmo agr a barriga c este bolo saboroso. Tenho de deixar , obviamente, o meu agradecimento por , além de , partilhares o teu dom coonosco deste modo, ainda lhe podermos dar umas trincas e claro por este aqui ter sido para o meu aniversário. Obrigado Cat , és grande! Beijinho Soul

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Soul, por visitares e gostares do meu blog e por teres gostado do meu bolinho. Fico mesmo contente por saber que estou a dominar esta arte, ainda que esteja a começar, e que posso partilhar isso com vocês. É um prazer poder fazer estas coisas para os amigos, e mais nestas ocasiões especiais:D Agora é sempre a cozinhar eheheh:D
    Muito obrigada mesmo babe!
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar