quarta-feira, 1 de setembro de 2010

tarte de chocolate negro


E porque nem sempre os aniversários merecem aquilo a que podemos chamar de bolo, eu fiz como "bolo de aniversário" uma tarte de chocolate negro que descobri naquelas receitinhas que vêm em fichas, oferecidas pelas revistas. Mas para ter a restante colecção delas, tinha de mandar vir de um sítio qualquer e pagar, e eu como sou mais adepta dos livros de receitas, antigos e recentes, apenas guardei as três fichas que vinham na revista e esqueci o resto.
Esta tarte de chocolate foi feita para os anos do meu amigo Hélder.
Sempre que posso, gosto de dar um toque meu às receitas, e nesta acrescentei avelã picada para dar mais cor e sabor, e acho que me saí bem sucedida na minha experiência.

Catarina

tarte de chocolate negro

ingredientes:
Base: (ou pode-se comprar uma embalagem de massa quebrada já feita)
200gr de manteiga amolecida
40gr de açúcar em pó
1pitada de sal
1ovo
200gr de farinha

Recheio:
200 gr de chocolate negro
a 70% de cacau (ou chocolate em pó)
3 colheres de sopa de açúcar
20cl de natas
5 colheres de sopa de leite
1 ovo batido
1 colher de chá de baunilha
100gr de avelãs grosseiramente picadas

Base:
Pré aquecer o forno a 180º
Numa tigela, bate-se a manteiga e o sal.
Depois incorpora-se o ovo batendo até ganhar uma consistência macia.
Acrescenta-se a farinha, pouco a pouco, misturando até ficar homogéneo.
Junte a massa formando uma bola, embrulha-se em película transparente e deixa-se repousar no frigorifico durante 2 horas.
Na mesa de trabalho enfarinhada, estende-se a massa com um rolo, formando 33cm de diâmetro
Coloca-se a massa numa tarteira anti aderente de 26cm.
Pica-se o fundo com um garfo
Cobre-se com papel vegetal e legumes secos e coloca-se no forno por 15min

Recheio:
Parte-se o chocolate em pequenos pedaços e deixa-se derreter num tacho em banho-maria com as natas, o açúcar, a baunilha e o leite
Retira-se do lume e mistura-se bem até amaciar a mistura.
Acrescenta-se o ovo batido, e mexe-se bem.
Deitar o recheio para cima da massa e leva-se ao forno por 10 minutos.
Polvilhar com as avelãs picadas por cima.
Reserva-se no frigorífico antes de ser servida.

Sem comentários:

Enviar um comentário