quinta-feira, 7 de outubro de 2010

After Eight

Finalmente consegui fazer um dos bolos que mais queria: o bolo de after eight!!:D
E, apesar de este bolo, e o floresta negra, terem sido feitos para os anos da minha colega de casa Guida, hoje estou feliz porque tenho 94 fãs na minha página no facebook e sempre bons comentários às fotos e às receitas. Mas sobretudo, quem já comeu o que eu fiz gostou e "rapa" tudo até ao fim, o que para mim é excelente sinal! Tenho de agradecer a quem anda a divulgar estas minhas experiências e o meu blog (a Irina tem sido a cabecilha, mas eu sei que há mais pessoas a falar disto) porque é bom saber que há pessoas que apreciam os meus cozinhados, quer já tenham provado quer não.
Espero que venham sempre visitar o meu cantinho quando puderem, e claro, deixar a vossa opinião ou alguma dica que queiram, porque é também para isso que eu criei este blog.
São 0:37 e está a chover como tudo aqui em Lisboa. Confesso que o Outono e o Inverno são as piores estações do ano para mim, mas hoje sabe-me bem estar em pijama em casa e com um cházinho ao meu lado enquanto estou aqui a postar.
Hoje vai ser um post mesmo curtinho, mas com uma dica de um livro que ando a ler e gosto muito. Chama-se "a rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo", o segundo livro da trilogia Millennium e que eu aconselho vivamente. Já sairam os filmes em sueco (lingua original dos livros) e está prestes a sair em inglês também para quem preferir. Aconselho, como sempre, a lerem os livros primeiro porque estão mesmo muito bem escritos e descritos. A história tem suspense do princípio ao fim.
Antes de desligar e ir para a caminha, estou a ouvir uma música bonita e própria para um momento de calma e descanso, e chama-se I'm on fire, cantada pela Sara Bareilles e o Toni Lucca, mas também aconselho a ouvirem a versão do John Mayer.
Despeço-me com as receitas do bolo de after eight, que eu aconselho vivamente a fazerem, e com o bolo Floresta Negra, que já tinha feito anteriormente, mas que fiz uma pequena modificação no recheio.
Tenho a dizer que andei a medo o dia todo porque o meu forno de Lisboa é a gás e as coisas nunca saem tão bem como num forno eléctrico. Tive essa confirmação quando fiz o Floresta Negra, mas mesmo assim nada impediu que se comesse todo. Ao menos isso!

Um beijinho

Catarina




Bolo Floresta Negra

é igual ao outro que já tinha postado aqui (link), só que mudei alguns ingredientes do recheio e creio que ficou muito melhor e mais saboroso

recheio
115gr de manteiga amolecida
115gr de creme de queijo fresco
270gr de açúcar em pó
1 colher de sopa de baunilha

Com a batedeira, mistura-se numa taça a manteiga derretida e mexe-se bem até ficar uniforme. Depois, reduz-se a velocidade da batedeira, e acrescenta-se o açúcar e continua-se a bater até ficar fofo e leve.
Acrescenta-se a baunilha e continua-se a mexer até incorporar. Depois reserva-se um pouco no frigorífico e retira-se quando for altura de rechear o bolo.





Bolo de After Eight
(eu fiz umas pequenas alterações,mas esta receita foi retirada do blog Three Fat Ladies, a quem eu agradeço muito!)
Desta vez fiz o bolo sem cobertura, mas aconselho a colocarem quando fizerem porque deve ficar muito boa!

ingrediente

bolo:
4 ovos
150gr + 20gr de açúcar amarelo
100gr de chocolate em pó
125ml de leite magro
1,5dl de azeite
200gr de chocolates After Eight
100gr de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

creme de chocolate:

150gr de chocolate preto partido aos pedaços
0,5dl de leite
30gr de margarina


Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Separam-se as gemas das claras e reservam-se em taças diferentes. Junta-se o açúcar com
o chocolate em pó às gemas e mistura-se bem. Acrescenta-se o iogurte e o óleo e bate-se com
a batedeira até a mistura ficar homogénea. Derretem-se os after eight no microondas durante 40 segundos e depois adicionam-se ao preparado anterior. Por último, junta-se a Maizena (ou a farinha) e o fermento à mistura e mexe-se bem.
Batem-se as claras com as 20 g de açúcar que sobraram, até ficarem em castelo e envolve-se ao creme já preparado. Depois leva-se ao forno numa forma redonda, untada com margarina e polvilhada com farinha, durante cerca de 45 minutos ou até ao palito sair limpo.
Depois de cozido, retira-se o bolo do forno e deixa-se arrefecer um pouco.
Para fazer o creme de chocolate, numa taça, parte-se o chocolate preto, junta-se o leite e a margarina e leva-se a derreter no microondas ou em banho-maria cerca de 50 segundos.
Vai-se mexendo bem com a vara de arames para tornar a mistura homogénea. Deixa-se arrefecer um pouco e depois verte-se sobre o bolo antes de ser servido, ou à parte sobre as fatias individuais.

2 comentários:

  1. Olha os meus bolos de anos ! :D

    olha lá, qe é isso de vires para o teu blog dizer qe eu rapo as tigelas todas ? até parece mal xD eheh

    mesmo assim ainda falta aqi um post sobre aqela "brilhante" fornada de cookies qe se transformaram numa só ! LOL
    ah como nos divertíamos com nada... :)

    ResponderEliminar
  2. ahahah não disse mentira nenhuma!! A taça ficava sempre limpinha :PPP
    ai aquela fornada de cookies que se tornou numa só, foi o delírio aquela noite!! Bons tempos***

    ResponderEliminar