sábado, 16 de outubro de 2010

miminho de outono

Finalmente estou em casa de fim de semana!! Tudo exige sacrifícios claro, e quando têm de ser feitos não há muito por onde argumentar e fugir. Mas custa sempre aquele bocadinho quando chega o fim de semana e vemos as nossas colegas de casa a irem às santas terrinhas delas ver os pais e os amigos, e eu ter de ficar em Lisboa porque tenho de trabalhar para a faculdade e porque tenho aulas até tardíssimo. Mas como tudo, há sempre aquele fim de semana em que podemos ir a casa e aproveitar o máximo dos máximos de tempo com a família e com todos os amigos que conseguirmos ver. Há também, sempre a condicionante do cansaço, e eu sei bem que ele pesa nas minhas costas, mas ele que aguente mais um bocadinho. Este fim de semana é um desses, e muito provavelmente o último deste mês, por isso tenho de espremer ao máximo o que puder, com ou sem cansaço.
Para compensar a minha ausência, e porque hoje está um lindo dia de Outono, fiz, nada mais nada menos, do que um bolo. Perdoem-me porque eu arranjo qualquer desculpa para fazer bolos, cada vez gosto mais de estar na cozinha com farinha, açúcar e ovos à minha volta, e estar sempre na expectativa de como vai ser o resultado final do bolo.
E pior que isso, é que às vezes sinto a necessidade de o provar, por muito mal feito que esteja, mas às vezes esses são os que sabem melhor! E até agora não posso queixar-me muito, porque por muito mal jeitosos que às vezes saiam, não sobra nunca nada, e para mim isso é óptimo!
O stress realmente consegue ser nosso inimigo, e então quem é literalmente aquilo que come tem mesmo de ter cuidadinho, porque nestas alturas o corpo pede em demasia aquilo que não podemos comer.
Mas hoje teve de ser, e tenho a dizer que, este bolo mal jeitoso de noz e canela está bastante bom, e se for acompanhado com um cházinho então é a cereja em cima do bolo!
Hoje infelizmente ainda tenho de me dedicar um pouco ao trabalho, fazer selos parace ser fácil mas dá bastante trabalho, mas depois disso mando o trabalho passear e vou aproveitar bem o resto do meu fim de semana porque a cada dia que passa o tempo é mais curto e o trabalho está cada vez a crescer e a dificultar-se mais.
A todos os que estão na mesma situação, e aos que também irão passar por isso, desejo boa sorte, e que consigam sempre derrubar o Grande Adamastor do trabalho que nos assombra todos os dias (esta foi terrivelmente profunda).
Esta semana ando ligada (ainda mais) às músicas da Anouk. Sinceramente é impossível não estar, porque me identifico com elas, e a voz daquela senhora faz qualquer pessoa ficar com uma lágrima no olho, entrar em êxtase ou ficar todo arrepiado. Aconselho a irem ouvindo e apreciando.
Como já tinha dito, o bolo de hoje é de noz, mas com as minhas pequenas alterações de sempre. Quando não se tem os ingredientes todos necessários há-que saber inventar e dar a volta à situação. Espero mesmo que gostem.

Um bom fim de semana

Catarina





Bolo de Noz e Canela

(adaptada da receita de Bolo de Noz e Canela do blog Baunilha e Caramelo)


ingredientes
cobertura

40g de açúcar
50g de açúcar amarelo
1 colher de chá de canela
140g de nozes tostadas (tostam-se no forno e depois deixam-se arrefecer)
1 colher de sopa de mel

massa
200ml de leite magro
75g de manteiga (à temperatura ambiente)
105gr de açúcar amarelo
105gr de açúcar branco
1 colher de chá de essência de baunilha
3 ovos
280g de farinha
1 colher de chá de fermento
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitadinha de sal
1 colher de sopa de mel



cobertura
Trituram-se grosseiramente as nozes e depois misturam-se com os açúcares, com o mel e com a canela e reserva-se.

massa
Pré-aquecer o forno a 180º. Unta-se uma forma redonda com manteiga e polvilha-se com farinha e reserva-se
Numa taça, peneira-se a farinha com o fermento, o sal e o bicarbonato de sódio.
Noutra taça e com a batedeira, bate-se a manteiga com o açúcar, até se obter um creme fofo e esbranquiçado. Depois juntam- os ovos um a um, batendo bem entre as adições.
Alternadamente, junta-se a mistura da farinha e o leite e bate-se tudo até ficar bem misturado. Depois adiciona-se o mel e a essência de baunilha e volta-se a bater muito bem até incorporar-
Coloca-se metade da massa na forma e polvilha-se com metade da cobertura. Coloca-se depois a restante massa no tabuleiro (aconselha-se a ir colocando a massa às colheradas para o bolo ficar com as duas camadas definidas) e polvilha-se com a restante cobertura.
Por fim, coloca-se o bolo no forno e deixa-se cozer até o palito sair limpo. Se for necessário, coloca-se uma folha de alumínio por cima para não queimar a parte de cima.

1 comentário:

  1. acabamos de experimentar esta receita e tenho te a dizer... DELICIOSO, mesmo :) beijinhos kat**

    ResponderEliminar