sábado, 19 de março de 2011

dia do pai e fim de semana do limão



É dia do Pai.
Honestamente para mim todos os dias são dias do pai, da mãe, do irmão, da família. Somos nós que criamos as oportunidades e os momentos para homenagearmos as pessoas de quem gostamos, especialmente das pessoas que nos puseram no mundo e nos dão tudo o que podem e o que não podem e têm orgulho em nós.
Mas como hoje é dia do Pai, só tenho de lhe agradecer por ser uma das pessoas intervenientes e responsáveis pela pessoa que sou hoje e por estar sempre presente na minha vida.
Como em todas as famílias há momentos bons e momentos maus, mas o importante é termos orgulho nas pessoas que são do nosso sangue e nos dão amor e carinho, nos estendem a mão e nos protegem quando é preciso.

Para mim dia do Pai é todos os dias em que nos sentamos todos à mesa a conversar, a trocar ideias e convivências da semana que passou e a tecer expectativas para a que há-de vir. É poder conhecer o passado dele e rir com as traquinices que ele fazia. É poder pedir um conselho e recebê-lo, é poder ser aceite e compreendida, não interessa os piercings e as tatuagens que tenha, e muito menos a cor do cabelo, ou se como ou não carne.

Apesar de o dia não estar a ser completamente perfeito, hoje ainda continua a ser o dia do Pai e a ser o seu dia para poder sentir-se ainda mais especial e receber ainda mais atenção do que o costume.
Para mim o dia do Pai vai ser também amanhã, depois de amanhã e todos os dias em que eu puder chegar ao pé do meu pai, poder dar-lhe um beijo e retribuir tudo o que ele te, feito por mim e mostrar que gosto muito dele.
Para mim, o dia do Pai é todos os dias, mas sabe melhor quando todos temos um sorriso na cara e estamos felizes.

Fim de semana do limão, porquê?
Porque o meu pai gosta de bolos com sabor a limão, e porque já há muito que queria experimentar este ingrediente nos doces.
Escolhi os scones, porque também andava perdida por provar um. Escolhi o bolo de limão porque era uma experiência nova que queria fazer.
Até agora só tive criticas positivas, e espero que continuem sempre assim, porque estou a fazer algo que gosto, apesar de ser recente.


Hoje deixo-vos um novo livro que saiu, A Marcha de Daniel Silva, que, apesar de ainda ir no princípio, se for como todos os livros que já li dele, então vai ser mais um grande livro com uma grande história. Se nunca leram nada deste senhor aconselho vivamente porque vale a pena cada cêntimo gasto e cada hora perdida a ler.
Para ouvir, recomendo o novo álbum de Adele chamado 21. Apesar de ser nova, tem a voz de uma senhora e as músicas chegam ao coração.
Uma boa combinação se me permitem dizer, mas eu sou muito suspeita.

Espero que passem um grande fim de semana e um óptimo dia do pai, para os que são pais e para os que são filhos.


Quero agradecer à minha amiga Débora por me ter dado a receita dos scones, e que eu como sou, tive de meter a minha colherada e acrescentar algo meu :P






Scones de Limão
(receita original da Débora mas com as minhas dedadas e colheradas:P)

ingredientes
250g de Farinha
100 ml de leite
30g de manteiga
70g de açúcar amarelo
1 ovo
2 colheres de café de fermento
1 colher de sopa de baunilha
raspa de 1 limão

Pré-aquecer o forno a 200ºC
Numa tigela mistura-se a farinha, o fermento e o açúcar.
Derrete-se a manteiga com o leite, no microondas ou ao lume, depois abre-se uma cavidade no meio da farinha e verte-se para lá em conjunto com o ovo.
Mexe-se rapidamente com uma colher de pau até os ingredientes estarem ligados.
Deita-se a massa em montinhos, com a ajuda de uma colher sobre um tabuleiro de forno polvilhado com farinha e leva-se a cozer durante 10 a 15 minutos no forno ou até estarem cozidos (teste do palito)






Bolo de Limão com curd de limão

(receitas adaptadas (bolo e curd) do site joy of Baking)

bolo
195gr de farinha
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
85gr de manteiga amolecida
150gr de açúcar branco
2 ovos
1 colher de chá de baunilha
1 colher de sopa de raspa de limão
120ml de leite

curd de limão
1 ovo
sumo + raspa de 1 limão
50gr de açúcar branco
1/2 colher de sopa de manteiga


bolo
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça juntar a farinha, o fermento e o sal e reservar.
Noutra taça bater a manteiga, adicionar o açúcar e voltar a bater até ficar uma mistura fofa.
Adicionar os ovos, um a um, e ir batendo a seguir a cada adição. Acrescentar depois a baunilha e a raspa de limão e voltar a mexer. Por fim, adicionar o leite e a farinha, alternadamente, em que se começa e acaba com a farinha.
Verter o preparado para uma forma e levar ao forno por 55-65min (eu como fiz numa forma bastante larga, o bolo ficou baixo e demorou metade do tempo a cozer)

curd de limão
Num tacho, em banho maria, juntar o ovo, o açúcar e o sumo de limão, e ir sempre mexendo até a mistura começar a ficar grossa (aproximadamente 10min). Depois de engrossar, retirar do lume, acrescentar a manteiga e a raspa de limão, e mexer bem até à manteiga derreter completamente.
Colocar a mistura numa taça e colocar mesmo por cima dela película transparente. Levar ao frigorífico para arrefecer e colocar sobre o bolo antes de servir.

3 comentários:

  1. Exelente texto e uma receita maravilhosa :)

    ResponderEliminar
  2. Catarina
    Bonitas palavras que dedicaste ao teu pai! Eu também gosto imenso do sabor do limão nos bolos, é bastante adradável!! Ficou tudo perfeito!! Beijinhos

    ResponderEliminar