segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ratatui no forno e uma nova vida


Passados quase 3 meses, cá estou eu de novo!
Não, não me esqueci do blog, nem das pessoas que o vêm aqui visitar, muito pelo contrário. Todos os dias pensava em fazer algo para postar mas infelizmente estes meses têm sido muito atribulados em vários níveis e só agora é que consegui estabilizar quase totalmente.
A tese anda devagarinho devido a algumas situações que ninguém pôde prever, mas se tudo correr bem, este mês "livro-me" dela.
No post anterior tinha falado que ia procurar um trabalho um pouco "abaixo" das minhas qualificações e efectivamente procurei e encontrei-o. Neste momento estou numa loja a fazer algo que nunca pensei fazer, nem que o sabia fazer quanto mais— atendimento ao público e venda de malas, bijuteria, e outros artigos para o público feminino.
Mais uma vez sublinho que é um trabalho como qualquer outro, e que felizmente consegui arranjar e lutar para permanecer dele, contra todas as notícias de desemprego que assolam as nossas notícias todos os dias, e contra todas as minhas expectativas também, pois pensei que não era capaz de aguentar.
Com estas novas evoluções na minha vida, estou cada vez mais independente, cada vez mais a trilhar o meu próprio caminho e a construí-lo da melhor forma possível. Às vezes ainda assusta, mas é bom saber que, nesses momentos, tenho pessoas com quem posso contar, nomeadamente a família e os amigos.
Acrescento ainda a minha recente mudança de casa, para estar mais perto do meu local de trabalho, e que foi uma lufada de ar fresco, não só pela casa em si, mas também porque partilhei casa com uma pessoa que se tornou um exemplo para mim pela sua força de vontade e persistência.

Com a tese e o trabalho a preencherem os meus dias, os cozinhados elaborados são substituídos por algo mais rápido, mas o mais saudável possível.
Estou a mudar alguns hábitos alimentares, a tornar a minha dieta ainda mais vegetariana, e estou bastante viciada num assado de legumes que inventei ao misturar vários legumes que gosto, por forma a ser um acompanhamento, ou até um prato principal, se lhe juntar tofu ou soja.
O assado não tem mesmo ciência nenhuma, mas a combinação dos vegetais com o azeite e os temperos é super saborosa e só dá vontade de comer o tabuleiro todo!


Deixo-vos a minha "receita" de legumes assados no forno, um "ratatui no forno" como eu e a minha amiga lhe chamámos, com a esperança de a partir de agora conseguir vir aqui mais vezes, e com o agradecimento a todos os que visitam o meu espacinho e se mantém "fiéis" a ele, mesmo quando estou tanto tempo ausente.

Um beijinho para todos

Ratatui no Forno

Beringela, courgete (ambas cortadas em rodelas finas), cogumelos, alho francês, cebola e tomate cortado em rodelas mais grossas
Cenoura Ralada
Tofu cortado em pedaços pequeninos

Começar por forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Pré-aquecer o forno a 200ºC
Começar por colocar na base a beringela às rodelas, seguidamente de um camada de courgette, outra de cogumelos, a cenoura ralada, o tofu, o alho francês e a cebola e terminar com o tomate cortado às rodelas.
Temperar com sal, oregãos, mangericão e regar com azeite a gosto.
Levar ao forno até ficar tudo bem assado.

Depois é só comer como prato principal ou acompanhar com um hamburger vegetariano.

6 comentários:

  1. Pois é, a vida não está nada fácil.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina, é bom saber de ti;)
    Gostei do teu prato,
    um beijinho:)

    ResponderEliminar
  3. Antes de falar da receita, tenho que dizer que apenas tive conheçimento dela depois de ver o filme. Uns tempos depois experimentei em casa e adorei. O teu ficou com exelente aspecto :)

    Quanto à tese, não sei se venho tarde, mas desejo-te boa sorte :)

    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Eu também só tive conhecimento de uma receita chamada ratatui depois de ter visto o filme. A ideia do nome até foi da minha antiga colega de casa, porque eu só lhe chamava legumes no forno. Assim com nome fica bem melhor :D

    Ainda vais a tempo sim, obrigada :D no dia 30 de setembro lá estou eu com um calhamaço para entregar:P

    beijinho*

    ResponderEliminar
  5. hehehe, afinal não sou só eu :D

    De nada, tá quase então para te livrares disso :)

    Que corra tudo bem.

    Um beijo

    ResponderEliminar