domingo, 30 de outubro de 2011

a alegria de ser criança outravez



É domingo de manhã e o tempo chuvoso que povoou os nossos dias durante esta semana, parece que nos deu tréguas e decidiu mandar outravez o belo sol com o seu calor aconchegante e animador.
É durante uma conversa entre dois madrugadores que o tempo de hoje vem à baila, e só me vem à cabeça uma coisa muito simples: crepes.
Aquele doce que apetece ao pequeno almoço num domingo de manhã, aquele doce que relembra uma infância feliz, quando via a avó a fazer os seus maravilhosos crepes só para ver a alegria dos netos, aquela receita simples que adoça a boca de todos num dia que poucos desejam que tenham fim e em que o sofá e o cobertor são os nossos melhores amigos.
Parti assim para a cozinha num ápice, e comecei a reunir os ingredientes todos para começar o festim. Numa questão de minutos começou a cheirar a crepes pela casa e alguém feliz que nem uma criança, já se estava a preparar para os atacar, abrindo a porta do frigorífico para ir buscar a nutella. Muitos crepes não resistiram e foram logo comidos, com uma boa camada de chocolate, mas eu aguentei e comi o meu, simples, como sobremesa.
Estamos satisfeitos e felizes, como se fossemos crianças outravez. Aquele simples circulo de massa doce, enrolado com chocolate transformou-nos e aconchegou-nos para o resto do dia.


Crepes doces

ingredientes
3 ovos
10 colheres de sopa de farinha
1 pitada de sal
1 colher de café de essência de baunilha
açúcar a gosto
leite q.b
manteiga


Bater os ovos com o sal, depois acrescentar a farinha, o açúcar, a essência de baunilha e mexer muito bem. Por fim, ir vertendo o leite sobre a massa e ir mexendo bem até ficar lisa, macia e um pouco líquida (depois depende também como se gosta dos crepes, se mais fininhos ou se mais grossos).
Depois da massa feita, colocar uma frigideira ao lume e deixar aquecer bem. Passar com um pouco de manteiga sobre a mesma. Com uma concha da sopa colocar a massa na frigideira, mexendo-a para que esta ocupe toda a sua superfície.
Virar a massa assim que a parte em contacto com a frigideira ficar alourada.
Depois é só usar o recheio que se quiser.

5 comentários:

  1. Crepes. Algo tão simples, mas que ao mesmo tempo assusta muita gente a fazer.
    Eu adoro crepes, a sua suavidade e leveza torna-os algo unico e muito delicioso.
    Então com esse acompanhamento ainda melhor. Nada melhor para tornar uma manha e resto do dia mais doce e alegre :)

    Os teus ficaram muito lindos, e adoro o contraste do chocolate com o verde vivo do kiwi :)

    Só ainda não percebi, como é que uma simples e inocente conversa sobre o tempo, levou-te lembrar de fazer Crepes!! :D :D :D
    Percebo sim é esse teu retorno à infançia, e a uma avó que pelo que vejo foi mesmo alguem especial :) São momentos que se guardam para sempre na memoria :)

    Ah, e eu não se aguentava comer um só depois na sobremesa ;) Foste resistente hehe

    Um beijo e parabéns pela maravilhosa receita :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro crepes. Salgados, doces, com fruta, compota, geladoooooo. simplesmente adoro e nunca mas nunca resisto a comer só um :S
    um beijinho***Gostei muito do blog :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Catarina, não sei se já te disse, mas pertenço ao grupo das que não têm jeito para crepes, isto é, para os fazer.
    Tentei por várias vezes, receitas diferentes...em vão:(
    Contudo não deixo de gostar de os comer, e admiro quem os faz tão bem, tão perfeitinhos como os teus, estão mesmo gulosos. E se conseguem lembrar a infância, tanto melhor, é um prazer redobrado.
    Um beijinho querida, boa semana:)

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Tens q arranjar aí uma receita de pudim de castanhas ;)

    ResponderEliminar