quinta-feira, 27 de outubro de 2011

homenagem vinda da cozinha

Faz hoje dois anos que perdi a minha avó paterna. Um pilar na minha vida, um apoio em todos os momentos, um exemplo de uma mulher de força, coragem, determinação e, acima de tudo, de muito amor para dar.
Há certas situações que acontecem na nossa vida, com as quais é difícil aceitar e sobretudo lidar, quer momento em que acontecem, quer na vida futura, e este sem dúvida é um deles. É triste e ao mesmo tempo revoltante perceber porque é que as boas pessoas têm de sair sempre primeiro das nossas vidas. Ainda hoje não compreendo porque é que tive de perder a minha avó tão cedo, e sobretudo, ainda penso que, quando vou a casa dela, a vou encontrar a fazer pão no seu forno a lenha, ou um pão de ló especial, ou ainda, uma pizza. Porque tudo o que ela fazia não era só um simples pão, ou um simples bolo, ou uma simples pizza. Eram miminhos para os netos, para os filhos ou para as noras, eram provas de amor para com todos nós, pois ela sempre gostou de ter a família toda à mesa, e se esta estivesse bem farta de comida, mais feliz ela ficava ainda.
Hoje faz-me falta, mas como todos nós sabemos, a vida não pára, "the show must go on". Apesar dos dois anos que já passaram tão rápido que nem me apercebi, todos os dias penso nela, esteja onde estiver. E na cozinha é onde a sinto, especialmente quando faço o seu pão de ló especial que, acompanhado com um cházinho ou um café, nos aquecia e adoçava a alma e o coração, e ajudava-nos a carregar baterias para mais uma semana que se avizinhava.
Não sei se foi por causa dela descobri a minha paixão pela cozinha, mas ela foi sem dúvida um contributo para eu descobrir isso. E hoje, como não podia deixar de ser, fui para a cozinha. Peguei nos legumes da hortinha, em soja, nos tachos e na colher de pau, e comecei a experiência. Depois de uma hora a cozinhar, saíram umas trouxas vegetarianas do forno, com um aspecto e sabor deliciosos.
Por isso partilho com vocês esta minha pequena homenagem à minha avó, que cozinhava com amor e por amor a todos, como eu espero fazer sempre.








Trouxas de couve com soja e legumes

ingredientes

folhas de couve (que são aquelas verdes e grandes. Com uma folha consegui envolver duas vezes a trouxa para ficar bem acondicionada e rebentar. Mas se forem outras couves podem envolver com duas folhas)
1 chávena de soja granulada
meia chávena de cogumelos laminados
meia chávena de alho francês cortado às rodelas
3 chávenas de tomates cherri
meia cebola cortada
alho em pó
azeite
fio de cozer (próprio para ir ao forno)
sal
ervilhas para acompanhar

Primeiro pus uma panela grande com água e sal ao lume, e deixei ferver, Depois fui adicionando as folhas de couve para que cozessem por uns minutos apenas. Retirei-as uma a uma e coloquei-as lado a lado sobre um pano para depois fazer as trouxas.
Em segundo lugar, lavei e cortei os tomates e a cebola e coloquei, em conjunto com o alho e o sal num tacho com água para que cozessem. Depois de cozidos, escorri um pouco da água passei-os com a varinha mágica até ficarem desfeitos num molho grosso. Coloquei um fio de azeite e deixei que a pasta em lume brando. Adicionei a soja, os cogumelos e o alho francês e deixei que cozessem em conjunto com o molho durante 10 minutos, mas fui mexendo para não colar ao fundo do tacho. Depois dos ingredientes cozidos, retirei o tacho da placa e liguei o forno a 200ºC para começar a aquecer.

Por último recheei as couves, duas as duas para que não se abrissem, e fechei-as com o fio de cozer. Por último coloquei-as numa travessa, com papel vegetal e um fio de azeite e acondicionei-as todas. Pus mais um fio de azeite sobre elas e levei-as ao forno por uns 15 minutos.

Enquanto as trouxas estavam no forno, cozi umas ervilhas como acompanhamento.




2 comentários:

  1. A vida é feita de bons e maus momentos. De pessoas boas e más.

    No final, as que ficam na memoria, são aquelas que nos amaram mais que tudo, e de que maneira fosse. Pelo que vejo, para ti a tua avó era uma pessoa especial, e vejo esta pequena homenagem como algo que ela iria gostar muito.

    O facto de ela ter partido, e ter deixado muitas pessoas que sentem a sua falta só mostra o quanto ela era uma pessoa amada por muitos :)

    Um pequeno gesto da tua parte, mas com muita importância.

    Quanto à receita, a mim parece-me bem, menos as ervilhas que não sou muito fã ;)

    Um beijo
    Diogo

    ResponderEliminar
  2. Olá querida Kat, é uma bonita homenagem que prestas à tua avó, tenho a certeza, que esteja ela onde estiver sentirá muito orgulho de te ter como neta.
    Sei do que falas e sentes....doí muito!
    Fizeste umas deliciosas trouxas de legumes, costumo prender com palitos, é mais prático.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar