quinta-feira, 2 de setembro de 2010

bolo de noz para a kellinha:P


Esta receita é mesmo fresquinha!
Fiz ontem este bolo porque a minha querida amiga Raquel estava com desejos de bolo de noz, e como eu e a Irina fomos a casa dela a Coimbra, então nada melhor do que fazer um bolinho para acompanhar com um belo filme.
Ia a navegar pelos blogs de receitas quando me deparei com este bolo e nem pensei duas vezes! Achei o aspecto maravilhoso e, se o sabor fosse equivalente então era excelente!
Fiz então o bolinho e tive nota positiva da parte delas, mas já sei que da próxima se o fizer sem creme também é bem-vindo.
Obrigada minhas queridas pela noite, foi muito bem passada:D

Hoje há casting dos Ídolos em Cascais, e perguntam vocês porque é que isso é relevante aqui.
A Tatianinha vai lá mostrar a sua voz e mandar a casa abaixo. Espero que tudo lhe corra pelo melhor, e que ela só saia de lá com o passaporte para o Tivoli. Estamos a torcer por ti!

E, a propósito de tudo, é nestes dias que vemos os amigos que realmente ainda temos e vão permanecendo connosco. Ontem estive nostálgica, mas também fui realista e estive ciente de que o passado, por muito brutal que tenha sido, e por muitas memórias boas que tenha deixado, agora somos crescidos, adultos à nossa maneira, e temos de o demonstrar isso todos os dias e em todas as situações.
Temos de andar sempre para a frente, mas nunca esquecendo o que passámos, porque é isso que nos torna mais adultos, e nos molda como pessoas.
Temos de andar para a frente com quem quer andar connosco, mas nunca podemos ignorar ou simplesmente esquecer quem já andou...
A todas as pessoas que eu já conheci até hoje e que, muito ou pouco, caminharam em frente comigo, e em frente ou não, obrigada. Porque foram todas as minhas experiências que me fizeram a pessoa que sou hoje, e todos os dias me vou moldando e fazendo os possíveis para ser uma pessoa cada vez melhor.

Enquanto ia fazendo o bolo, a minha banda sonora foi Witchcraft dos Pendulum. Aconselho, porque é uma banda muito boa:)

Catarina


Bolo de noz com creme de baunilha
(receita retirada do blog baunilha e caramelo a quem eu agradeço muito!)

ingredientes:

base:
70g de manteiga (à temperatura ambiente)
150g de açúcar
3 gemas
2 colheres de sopa de whisky (opcional)
90g nozes
130g de farinha
1 colher de chá de fermento
5 claras
1 pitadinha de sal

creme de baunilha:

150ml de leite
30g de açúcar
1 colher de sopa de maisena (amido de milho)
1 gema
1 colher de chá de açúcar baunilhado
100ml de natas*
1 colher de sumo de limão
2 colheres de sopa de nozes trituradas grosseiramente


Bolo:
Pré-aquecer o forno a 190º C. Forrar um tabuleiro de 25 por 30 cm, com papel vegetal untado com manteiga (se não tiverem papel vegetal, untem muito bem a forma com manteiga e polvilhem com farinha para não pegar).
Triturar grosseiramente as nozes.
Peneirar a farinha e o fermento.
Com a batedeira, bater a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar as gemas uma a uma, batendo bem entre as adições. Adicionar o whisky e misturar.
Colocar a batedeira na velocidade lenta, juntar as nozes e a farinha com o fermento. Misturar bem.
Juntar às claras o sal e batê-las em castelo. Juntar uma colherada generosa de claras à massa
e misturar bem. Posteriormente, envolver suavemente as restantes claras.
Colocar a massa na forma previamente preparada. Levar ao forno até estar cozido (teste do palito no centro do bolo), se necessário durante a cozedura tapar com uma folha e alumínio.
Retirar do forno e deixar arrefecer na forma por 5 minutos antes de desenformar. Desenformar e com cuidado retirar o papel vegetal.
Aparar o bolo à volta (cortar menos de 1 cm de cada lado). Cortar o bolo em 3 rectângulos iguais cerca de 9,5 x 23 cm. É importante que fiquem com largura idêntica, porque vão ser sobrepostos. Deixar arrefecer completamente. (Eu apenas cortei em dois porque a minha forma era muito pequena)

Creme:
Levar ao lume 100ml de leite com metade do açúcar, até ficar quente.
Combinar o restante açúcar, o açúcar baunilhado, a maisena e a gema. Aos poucos juntar o restante leite e misturar bem. Gradualmente (e mexendo sempre com uma vara de arames), juntar a mistura da gema ao leite quente. Levar novamente ao lume até obter um creme espesso (lume brando e mexendo sempre).
Transferir para uma taça e deixar arrefecer por 10 minutos. Cobrir com película aderente (directamente sobre o creme) e levar ao frigorífico até ficar bem frio.
Juntar as natas e o sumo de limão. Bater as natas bem firmes.
Retirar o creme do frigorífico e retirar a película aderente. Bater o creme com a batedeira até ficar uniforme e aveludado. Cuidadosamente envolver as natas batidas no creme.
Levar novamente ao frigorífico, durante pelo menos 1 hora.
Colocar uma camada de bolo no prato de servir, espalhar um pouco de creme por cima, repetir o processo com as duas camadas de bolo e com o restante creme (eu não usei o creme todo, porque apenas pus no meio e em cima, e o bolo era muito pequeno, mas pode-se usar o creme como se quiser).
Polvilhar generosamente com noz e levar ao frigorífico (durante 2 horas antes de servir)

* Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.


3 comentários:

  1. "...agora somos crescidos, adultos..."

    é nisto que dá andarmos a ver revistas de culinária e decoração de interiores, e a escolher acessórios pra casa em vez de escolher roupas e bugigangas! :D

    E o titulo deste post devia ser "bolo de noz para a kelinha" :P

    PS: Tava tão bommmmm!

    ResponderEliminar
  2. e é verdade, começamos a ter outros gostos e a ver outras revistas sem ser a superpop e a bravo que já lá vão há uns anitos aahaha:PP
    aquele episódio de lermos revistas de culinária e decoração na fila do continente foi algo divinal!!:DD
    ainda bem que gostaste do bolo, foi com muito gosto que o fiz:D

    ResponderEliminar
  3. Ainda hoje enchi o bandulho com esse bolo :D

    ResponderEliminar