quarta-feira, 1 de setembro de 2010

muffins de frutos silvestres


Cada bolo tem uma ocasião. Mais especial ou menos especial já não tem tanta importância, mas tem sempre um significado para ser feito e isso é que é importante.
Estes muffins foram feitos para uma bela tarde de domingo em casa, com muito sol e calor. Tanto que só se estava bem, ou à sombra, ou dentro da piscina.
Para celebrar esta tarde, e para receber os meus amigos (que infelizmente acabaram por não poderem vir) fiz estes muffins de frutos silvestres que me deixaram muito orgulhosa, porque me fizeram lembrar Londres assim que o seu cheirinho saiu do forno e se instalou na cozinha.

Tive recordações da minha curta semana em Londres. Uns dias que valeram pela vida acreditem! Se nunca foram a Londres aconselho vivamente a irem, porque é uma cidade que vale muito a pena, não só pelos monumentos e museus, pelos parques maravilhosos e pelas lojinhas simpáticas e lindíssima, mas também pela sua limpeza, pelos muffins e cookies e pela segurança com que andamos nas ruas, tão exagerada que me fez sentir literalmente em casa. E eu nunca lá tinha estado!
Os muffins e as cookies deixaram-me completamente rendida assim que os provei! Todos os duas tinha de comer, senão não era um dia completo para mim.
Em Londres podemos andar literalmente como nos apetece porque não vai surgir ninguém a olhar para nós de alto a baixo e tornar-nos alvo de cochichos ou bocas parvas. Apesar de não estar calor e sol como aqui (apanhei chuva e frio em pleno Agosto), senti-me feliz, leve e confortável. Senti-me em casa, como se conhecesse todas as ruas recantos, como se pertencesse mesmo aquele lugar. Cada passo que dava, era uma novidade mas era impossível de me perder e não saber o caminho de volta para o hotel. As próprias pessoas eram simpáticas e atenciosas. O misto de culturas e de estilos que era capaz de albergar um só metro quadrado. É um turbilhão de sensações maravilhosas!!
Fez na semana passada um ano em que estive em Londres, e não consigo deixar de ter saudades daquela cidade e dos maravilhosos dias que passei lá, e, de todos as cidades que já visitei, é aquela que eu quero visitar uma e outra vez, sem nunca me cansar!

Catarina



Receita de muffins de frutos silvestres
(adaptada da receita de blueberry muffins do site Joy of Baking)

Ingredientes:
240ml de iogurte natural
1 ovo grande e ligeiramente batido
60ml de óleo
1/2 colher de chá de baunilha
260gr de farinha
100gr de açúcar
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
100gr de frutos silvestres congelados ou ao natural

Pré-aquecer o forno a 190ºC
Numa taça grande, mistura-se o o iogurte, o ovo, o óleo e a baunilha.
Numa outra taça, mistura-se a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o fermento e o sal.
Junta-se uma colher de sopa deste preparado aos frutos silvestres e mexe-se bem.
Misturam-se os ingredientes secos com os molhados e mistura-se tudo até que estejam combinados.
Juntam-se os frutos silvestres e mexe-se gentilmente.
Enchem-se as formas dos muffins, previamente forradas com o papel vegetal.
Leva-se ao forno por 15 a 20 minutos, ou até ao palito sair limpo.

Sem comentários:

Enviar um comentário