quinta-feira, 25 de novembro de 2010

bolo e chá

Boa noite!
Hoje escrevo com uma fatia de bolo de tangerina de um lado, e uma caneca de chá de limão do outro e proposta de dissertação em cima da secretária à minha espera. Hoje foi dia de bolo, a Guida deu a dica (então e hoje não há bolo?) e eu tinha tantas tangerinas aqui em casa que fui procurar uma receita em que elas pudessem entrar. Tangerinas belíssimas e saborosíssimas do quintal da tia de França!:D O resultado é este que estão a ver, e tenho a dizer que vale a pena fazer porque é mesmo muito bom, apenas aconselho a não comerem muito quente porque podem ficar com dor de barriga (:P) mas aconselho a fazerem e a saborearem-no com todas as vossas forças. Mais uma semana que está quase a chegar ao fim, e com ele vem o fim de semana que vai ser de trabalho árduo, mas também de momentos de descanso e de libertar a tensão. Amanhã no Lux vai estar Roisin Murphy e Cassius a bombar, vai ser uma noite em grande!! Para quem for, lá vos espero encontrar a divertir à grande. Hoje recomendo o álbum Overpowered de Roisin Murphy para ouvir em alto e bom som!








Bolo mousse de tangerina
(receita retirada do blog Fui para a cozinha)
(mais uma vez tenho de dizer que o bolo não está igual ao original porque o meu forno a gás não me permite muitas manobras e tenho de estar em alerta constante que fique um bom bolo)


ingredientes
bolo
3 tangerinas

3 ovos

1 chávena de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento
1 chávena de farinha

80gr de manteiga


xarope

3 tangerinas

1/2 chávena de açúcar


bolo

Descasca-se a tangerina e espreme-se o sumo para uma taça. Adicionam-se as gemas, o açúcar, o fermento, a farinha e a manteiga e mexe-se bem. Batem-se as claras em castelo e depois adicionam-se cuidadosamente ao preparado anterior. Leva-se ao forno durante 40 minutos a uma temperatura média, mas tem de se ter atenção para o bolo não cozer demais. Tem de ficar húmido.

xarope
Espreme-se o sumo e leva-se ao lume com o açúcar até formar uma calda, mas sem deixar ferver. Depois despeja-se sobre o bolo quando estiver cozido, mas ainda quente e enformado. Deixa-se o bolo absorver o líquido todo, e se for necessário fazem-se pequenos buracos com o palito para o sumo entrar.
Por fim, desenforma-se e serve-se.

2 comentários: