quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

falta de açúcar??




Boa tarde a todos:)

Tenho andado um pouco afastada do blog e da culinária, mas nem por isso tenho deixado de ter ideias para novas receitas e de ter muita vontade de as fazer! Mas infelizmente o tempo não dá para tudo, e cada vez estou mais cheia de trabalho na faculdade. Estas férias de natal vão saber a pouco porque não vão ser para descansar, mas pronto. A seu tempo terei os meus momentos de descanso:)
E porque se fala muito na falta de açúcar, aqui em casa ainda o nível de açúcar ainda não chegou ao seu limite mínimo porque não somos grandes consumidoras (eu então só tenho mesmo açúcar na dispensa para quando quero fazer os bolos). E vocês pensam, "oh sem açúcar não se fazem bons bolos!", mas enganam-se! Para quem não conhece, vou-vos apresentar a frutose, o melhor substituto do açúcar.
A frutose é o açúcar da fruta, (ao contrário da sacarose que é retirada da cana do açúcar) e é mais saudável que a sacarose. Para além disso ainda é mais doce, por exemplo, numa receita que leve 200gr de açúcar, basta por só 100gr de frutose porque a doçura fica a mesma acreditem! Mas, como tudo o que comemos, não deve ser consumido em excesso!

Para fazer este mini bolinho hoje, também usei outro substituto natural e que é mais saudável do que o chocolate. Estou a falar da alfarroba que, para quem não conhece é um fruto tradicional do Algarve (há quem lhe o "cacau do Algarve") e que quando transformado em farinha, substitui o chocolate, pois tem um sabor adocicado e muito semelhante a este, mas com um excelente valor nutricional e pobre em gorduras.

Estas são duas provas de como os bolos não precisam de ter exclusivamente chocolate e açúcar para serem bons. Há excelentes alternativas, e mais saudáveis, para quando o corpo pede algo docinho (o que foi o que aconteceu hoje).

Para fazer este mini bolo, peguei na receita de bolo de chocolate e café que já tinha feito, e substituí o chocolate por alfarroba, o açúcar por frutose, e pus-lhe uma coberturazinha de café para ficar mais bonito.
Este bolo foi um incentivo para mais 2 dias de trabalho intenso, para depois poder ter umas merecidas férias (ainda que sejam a meio gás).
Espero que experimentem e que gostem, tenho a certeza que não se vão arrepender de o fazer e provar.


Para a secção cultural deste post hoje recomendo o último livro da trilogia Millennium do escritos Stieg Larson, e que se chama A rainha do palácio das correntes de ar. Vale a pena ler os três livros porque estão recheados de suspense e têm uma linguagem super acessível e capaz de prender do primeiro ao último capítulo.
Apesar de já não ir ao cinema à uns bons tempos, recomendo o filme Remember me, com Robert Pattinson. Estão já a pensar que vai ser qualquer coisa tipo crepúsculo ou muito virado para as adolescentes malucas mas nem perto!!Vale mesmo a pena verem, só vão compreender a história no final, mas com uma lagrimazinha no canto do olho...
Esta semana a minha escolha musical recai sobre a Anouk. Esta senhora tem uma belíssima voz e as letras das suas músicas tocam qualquer pessoa...

Espero que tenham o resto de uma boa semana, seja ela de trabalho ou de descanso:)

um beijinho

Catarina


Mini bolo de café e alfarroba

Bolo
ingredientes:
1 ovo
50gr de frutose
5 colheres de sopa de café bem forte
60gr de farinha
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
1 colher de chá de fermento
1 colher de café de essência de baunilha
margarina e farinha para para untar e polvilhar a forma

Liga-se o forno a 180º.
Barra-se uma forma com margarina e polvilha-se com farinha.
Separam-se a gema da claras e bate-se esta última em castelo.
Junta-se a gema com a frutose, o café e a baunilha e bate-se até ficar uma mistura fofa.
À parte, junta-se a farinha com a farinha de alfarroba e o fermento e mexe-se.
Junta-se a claras e metade da mistura da farinha ao preparado da gema e mexe-se delicadamente. De seguida junta-se a restantes metade e mexe-se bem.
Deita-se o preparado na forma e leva-se ao forno durante 20 minutos.
Depois de retirado do forno, deixa-se arrefecer e prepara-se a cobertura.

Cobertura de café

ingredientes:
2 gemas
60gr de manteiga
30gr de frutose
2 colheres de sopa de café forte diluído em pouca água
farinha maizena

Derrete-se a manteiga e reserva-se.
Batem-se as gemas com a frutose e a farinha e junta-se o café. Leva-se ao lume em banho maria até engrossar. Depois, retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Quando estiver morno, junta-se a manteiga derretida e mexe-se até ficar bem consistente.
Quando estiver consistente verte-se por cima do bolo e serve-se.

2 comentários: