sábado, 23 de abril de 2011

comichão no coração e um bolo de chocolate

sábado à tarde e eu estou com uma crise existencial.
O que é que vocês faziam se, de repente, começassem a gostar outravez de uma pessoa que já tinham gostado no passado? Se, de repente, surgissem sentimentos e clicks cada vez que estivessem com ela, mesmo que fosse por instantes?
E vocês a esta hora estão a ler isto e pensam "Come mas é uma fatia do teu bolo e esquece lá isso!"
De entre mil e uma dores nas costas, no braço direito e na cabeça, surge assim uma comichãozinha no coração que não se cura nem com Fenistil e muito menos com uma das minhas receitas.
Umas vezes faz mais comichão, outras menos, mas o que e certo é que ela está lá e eu não sei como tratá-la.
Enfim, lá vou tentando aliviar isto com umas horas intensas concentrada na tese, com umas idas ao Starbucks para ir beber um balde de café, ou com umas passeatas por Lisboa a conhecer sítios novos, como por exemplo o mercado da Ribeira e a fazer amizades com as senhoras simpáticas. Pode ser que da próxima vez que lá volte, traga comigo um kilinho de morangos de borla ou qualquer coisa do género.

Mas realmente há coisas engraçadas, e a linha entre o amor e o ódio é mesmo muito ténue. Não que eu tivesse odiado essa pessoa de morte, mas ainda lhe roguei umas pragazitas para ela saber que comigo não se mete sem levar troco.
Se calhar é melhor ir ver a novela e comer uma grande fatia de folar da páscoa (que é só amanhã mas os doces não podem esperar) e esperar que a comichão passe.

Amanhã é dia de páscoa. Não sei se são como eu mas para mim estes dias festivos já não são a mesma coisa. A família já não está tão unida, e cada um tem as suas preocupações e fecha-se mais para si. É triste, tendo em conta o quanto unidos já fomos, mas feliz ou infelizmente as coisas nunca se mantém constantes ao longo da vida. Perdem-se umas coisas, mas felizmente ganham-se outras. O que eu sei é que o dia não vai ficar esquecido porque vamos ter almoço de família digno de uma festividade de Páscoa. E claro que eu não podia deixar passar este dia sem um bolo, e por isso fui pesquisar nas minhas revistas de culinária e encontrei um que encaixa bem no dia e na família :) Espero que todos gostem e que não me deixem nada para contar a história!

Enquanto isso, queria aproveitar aqui a deixa para apelar ao vosso voto.
Estou e mais 5 pessoas, estamos a desenvolver neste momento uma embalagem de verão para as águas Castello, e a votação da melhor vai ser via Facebook no próximo mês. Por isso queria aproveitar para vos pedir que adicionassem a página da Castello ( http://www.facebook.com/aguacastello ) e que quando chegasse a altura votassem na minha embalagem (lá estou eu a puxar a brasa à minha sardinha, mas acho que vão gostar do resultado). Se ganhar, ela irá estar no supermercado mais próximo de vocês durante os meses de verão.

Deixo aqui o link da notícia para o caso de quererem ler e ficar mais informados :)
http://noticias.universia.pt/publicacoes/noticia/2011/04/15/811664/cria-pack-vero-da-agua-castello-PRINTABLE.html

Agradeço desde já a todos:)



No último post recomendei um livro que estou a ler, e agora recomendo um que já li e gostei bastante que foi o Português Suave da Margarida Rebelo Pinto. Foi o único livro que li dela mas agradou-me bastante a história e a maneira como a escreveu, com uma escrita simples e com palavras do nosso dia a dia.
E a escola da música vai, sem dúvida, para um clássico que marca os meus tempos de escola primária e que eu sempre adorei e que é a What's Up dos Four Non Blondes. Espero que gostem também :)






Bolo de Páscoa
(adaptada da revista Teleculinária Gold, nº 43. abril 2009)

bolo
200gr de chocolate 70%
150gr de açúcar amarelo
125gr de manteiga
4 ovos
1 pitada de sal
1 colher de café de fermento
100gr de farinha
1 colher de sopa de café forte

glacê
150gr de chocolate em pó
30 gr de manteiga
1 chávena de café com café quente

decoração
amêndoas de chocolate
raspas de chocolate


bolo
Numa taça ou num tacho para ir a banho maria, coloca-se o chocolate e a manteiga partidos em pedaços, o açúcar e leva-se a lume médio e vai-se mexendo até derreter tudo e ficar bem incorporado. A seguir, retira-se do lume, mexe-se bem novamente e deixa-se arrefecer um pouco. Depois acrescentam-se as gemas, uma a uma e vai-se batendo entre as adições.
Batem-se as claras em castelo com a pitada de sal. Depois juntam-se ao preparado do chocolate, alternadas com a farinha e o fermento. Envolve-se tudo delicadamente e verte-se para uma forma forrada com papel vegetal. Leva-se ao forno a 150º por 50 minutos aproximadamente (eu deixe um pouco menos para ficar mal cozido)
Depois retira-se do forno e deixa-se arrefecer antes de desenformar.

glacê
Num tacho, coloca-se o café e o chocolate em pó e, em lume médio mexe-se até ficarem bem incorporados. Se for necessário acrescenta-se mais café, mas a mistura tem de ficar espessa e sem grumos. Depois de se retirar do lume, junta-se a manteiga e mexe-se bem até ficar tudo bem incorporado. Verte-se o preparado para uma tacinha, cobre-se com película aderente e leva-se ao frigorífico umas horas.
Depois de se retirar do frigorífico, mexe-se bem e coloca-se por cima do bolo (também se pode colocar dos lados se gostarem) e decora-se com as amêndoas e as raspas de chocolate.
Aconselho a não levarem ao frigorífico para não perder aquele molhadinho do bolo, mas sim a colocarem num local fresco para o glacê não derreter.

5 comentários:

  1. Nova no seu blog, e adorei a receita de glacê. Estou começando a aprender a fazer bolos recheagods, e consequentemente colecionando receitas do tipo.
    Dá uma visitinha no meu cantinho.

    ResponderEliminar
  2. Catarina,
    Gostei muito... Deve ser uma verdadeira delicia : ) Obrigada pelo livro recomendado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou bem original e guloso este teu bolo da Páscoa.

    Beijos
    Maria José

    ResponderEliminar
  4. Olá Catarina, obrigada pela visita, passei para deixar um beijinho e votos de uma boa semana.

    ResponderEliminar