sábado, 2 de abril de 2011

ementa para uma noite de chillout

Sexta feira de descanso absoluto e preparação para uma noite de grande diversão.
Mentira! Manhã de trabalho num projecto novo que me caiu nas mãos de pára-quedas, e tarde dividida entre preparar o jantar e trabalhar na tese.
Esta noite merecia uma ementa especial, porque era aquela noite por que esperávamos, literalmente, desde o ano passado, a noite da festa do Chillout Sessions que arrasou por completo e pôs centenas de pessoas a mexer o pézinho (uns com mais intensidade e sentimento que outros) quer fosse na pista de electro, quer fosse na pista de drum. E uma pessoa para começar bem uma noite destas, só mesmo com um bom jantar, com boas pessoas, para que a boa disposição comece e continue sempre lá no alto até à festa acabar ( ou pelo menos até irmos embora dela).
E assim foi, jantar aqui em casa com direito a uma sopa de tomate, uma lasanha vegetariana feita, e a uma experiência nova, um bolo de manga laranja, tudo feito por mim. As minhas companheiras da festa trouxeram o aperitivo, a sangria, que também fizemos na hora, e que foi ajudando a regar todo o jantar e a sobremesa também. Mais uma vez, e desculpem se me vou repetir, e se estou a ser dura, mas ao fim de um ano e meio na faculdade com uma turma, é agora, que já sou vou la esporadicamente encontrar-me com a minha orientadora, que estou a conhecer aquelas pessoas que pouco ou nada se mostravam, e que afinal são boas pessoas e boas companhias. Pessoas com quem se pode estar, conversar e combinar encontros, sem segundas intenções, sem medos de depois termos as orelhas quentes quando não estamos ao pé delas. (Não, não estou a mandar uma indirecta, estou a constatar um facto, mais uma vez, perdoem-me se estou a ser bruta, mas agora sou muito directa nas coisas e sincera, porque espero o mesmos dos outros.)
Depois então de um bom jantar, seguimos até à festa, que foi cinco estrelas. Não tenho mais palavras porque não consigo encontrar uma só para descrever. Bom ambiente, boa música...só sei que dancei como à muito não dançava e adorei. Se não fosse as dores na planta dos pés, acho que tinha sido a última a sair da festa. Conheci uma pessoa que hoje não se lembra de mim, vi pessoas minhas conhecidas, colegas da faculdade e de turma, pessoas que não queria ver...resumindo vi tudo, deixei-me estar e continue a divertir-me com quem estava comigo.
Tenho de agradecer às minhas companheiras do jantar, a Magda e a Sara, pela boa noite que passámos, e ao Ricardo também por ter aturado 3 "gajas bouas" e por nos ter dado boleia. Sem dúvida que podemos repetir mais um jantar assim:)

Este post realmente hoje já está grandinho mas depois do telefonema que recebi agora senti-me inspirada a escrever. E porque realmente é bom desabafarmos as coisas, nem que seja só pelo simples facto de ficamos aliviados, há sempre aquela hipótese de quem está do outro lado compreende o que dizemos, porque já passou pela mesma coisa, ou porque simplesmente compreende...
Depois de saber o que é não ser bem tratada por alguém que se gosta, nem receber o devido valor como pessoa e como íntima dessa pessoa, cheguei à conclusão de uma coisa. Não sei se é o karma, eu sou muito céptica, e só acredito nas coisas quando as vejo, mas quando não somos compreendidos nem amados por alguém, esse alguém um dia vai perceber o que fez, e se tiver personalidade o suficiente, além de se aperceber e melhorar, virá ter connosco e assumir o erro que fez. E eu nunca pensei que isto me fosse acontecer até ao dia em que aconteceu, e quer acreditem quer não, quer seja certo ou errado (pensando em tudo o que aconteceu de mau), eu perdoei, e senti-me bem por isso. Fui recompensada no final de contas.
E por muito estranho que pareça ler isto, para além de me sentir bem comigo, sinto-me ainda melhor com essa pessoa, porque vejo claramente que (re)nasceu alguém melhor, tal como a fénix, que renasce das cinzas...
E se me é permitido dizer isto, de alguma maneira, se agora se pudesse voltar atrás, aquela altura em que as coisas não correram bem, mas se fossemos os 2 como somos hoje, acredito que tinha tudo corrido mil vezes melhor e ainda hoje éramos intímos como na altura.
E, tendo em conta então o telefonema que recebi eu só penso nisto e digo: hoje podemos sofrer por sermos incompreendidos e desvalorizados por quem gostamos, mas acredito que se houver algo de bom nessa pessoa, ela irá aperceber-se do que fez, arrepender-se, pedir desculpa e ser uma pessoa melhor, e nós quando perdoarmos vamos ficar bem connosco e melhores pessoas também com certeza.



Tenho de agradecer a todos os que seguem o meu blog e a minha página no facebook, sei que sou mais uma pessoa neste mundo da culinária e de desabafar em blogs, mas acreditem, tem significado para mim saber que há alguém do outro lado que vem ao meu cantinho ler o que eu escrevo e ver as minhas receitas, nem que seja só para dar uma espreitadela.
Este cantinho é sem dúvida meu e vosso porque quando precisam vêm cá.


Deixo-vos com uma boa música, que me faz relaxar, pensar, e quando a ouvi a primeira vez senti que estava numa noite de verão. A música é Halcyon + On + On dos Orbital.
Vale a pena ouvirem :)


Um beijinho muito grande para todos e um bom fim de semana

Catarina







Lasanha Vegetariana
ingredientes
placas de lasanha fresca
curgete cortada às rodelas
cogumelos ao natural laminados
cenoura às rodelas
folhas de espinafre q.b
1 alho francês às rodelas
2 chávenas de farinha
1l de leite
sal
queijo mozarella ralado
azeite

Primeiro faz-se o molho bechamel. Num tachinho coloca-se um fio de azeite, a farinha, um pouco de leite, e em lume baixo vai-se mexendo sempre até começar a ganhar consistência. Se ainda estiver muito grosso, vai-se adicionando leite até que fique cremoso. Tempera-se com sal a gosto e quando estiver pronto retira-se do lume e reserva-se.

Depois dos legumes lavados e cortados, levam-se a cozer num tacho até estarem minimamente tenros. Não é necessário deixar cozer completamente para ficarem um pouco estaladiços quando forem ao forno.
Depois de cozidos, escorrem-se e começa-se a montar a lasanha. Coloca-se um fio de azeite no fundo do pirex para a placa não colar, e coloca-se a primeira placa de lasanha, seguidamente dos legumes e depois o molho bechamel. Repete-se este processo mais 2 ou 3 vezes e termina-se com uma placa de lasanha, molho e queijo ralado. Depois leva-se ao forno até o queijo derreter e dourar.





Bolo de Manga-Laranja
(receita retirada do blog Come e Cala, e a quem eu agradeço muito)

ingredientes
2 ovos
220gr de farinha
100gr de margarina
175gr de açúcar
sumo de 1 laranja
400ml de polpa de manga
1 colher de chá de fermento em pó


Mistura-se o sumo de laranja, a polpa de manga e o açúcar.
Depois adicionam-se os ovos e a margarina amolecida e bate-se bem com a batedeira.
Por fim, adiciona-se a farinha peneirada com o fermento e bate-se novamente.
Deite numa forma untada e polvilhada com farinha, ou forrada com papel e leva-se ao forno pré-aquecido, a 180º durante cerca de 50 min. (mais uma vez, como o meu forno aqui é muito especial, e estranho, demorou menos tempo e também o retirei antes para ficar um pouco cremoso por dentro)

7 comentários:

  1. foi tudo um sonho de Cinderela....gostei muito de tudo e temos que repetir. bjinho bjinho

    ResponderEliminar
  2. temos sim, fica já aqui registado!! :D***

    ResponderEliminar
  3. Sempre às ordens!

    Mas um destes dias tenho que experimentar um dos teus (já) famosos cozinhados!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Exelente post e grande ementa! Que tudo corra bem.

    ResponderEliminar
  5. está combinadíssimo Ricardo! É só escolher o dia e a ementa:D
    Obrigada mais uma vez:D**

    ResponderEliminar
  6. Passei para deixar um beijinho, e já vi que a ementa é especial.

    Beijos
    Maria José

    ResponderEliminar